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Qual o perigo de treinar por sensações sem registo do nosso esforço? Faz a tua avaliação, treina com dados reais e deixa de teoria…

runningEliminar o treino por “sensações”
O objectivo da RUNTREINO é fornecer dados fisiológicos e aplicar os resultados dos testes ao treino e às corridas do mundo real.
Um teste VO2 máximo envolve um esforço de exercício gradual. O teste começa num nível muito fácil e aumenta a intensidade até se determinar a fronteira entre o Limiar Aeróbico e Anaeróbico. O oximetro mede o volume, bem como a porcentagem de dióxido de carbono e oxigênio no gás expirado. O limiar aeróbico é a intensidade ou a frequência cardíaca em que um indivíduo queima mais gordura. Usando gordura como combustível, é necessário mais oxigênio para libertar uma determinada quantidade de energia do que na presença de carboidratos como combustível. Isso significa que em baixas intensidades, quando a abundância de oxigênio está disponível para o músculo, a gordura é o combustível preferido. À medida que a intensidade aumenta, em algum momento o sistema cardiovascular não é capaz de transportar proporcionalmente mais oxigénio aos músculos. No limiar anaeróbico, um atleta estará a treinar a contração muscular com intensidade, mas não sente ardor nos músculos e irá ventilar mais vezes por minuto, mas controlado. Acima do limiar anaeróbico, o ácido láctico acumula-se nos músculos e causa fadiga prematura. Conhecer o limiar permite alcançar um nível muito alto de condicionamento cardiovascular sem o desconforto e o dano muscular pelo acúmulo de ácido láctico. O VO2 méximo indica o potencial de um atleta após vários anos de treino sistemático e estruturado. Vo2 maximo vs treino de limiar de lactato, por definição, é a taxa máxima ou ótima na qual o coração, os pulmões e os músculos podem efetivamente usar o oxigênio durante o exercício.
O objectivo do treino é tentar aumentar a capacidade do corpo para lidar eficientemente com a produção de lactato. Essencialmente, trabalhar a uma intensidade maior antes que a produção exceda a remoção. 
E por tudo isto, não é recomendável treinar por sensações se tens objectivos e se queres evoluir.
Faz a tua avaliação fisica e procura interpretar os teus dados junto aos especialistas da àrea…
RUNTREINO